Nome científico: Hydrochaeris hydrochaeris A capivara dirige-se silenciosamente para o rio. Solta um grito agudo — "Ap" — e mergulha na água. Deve ter percebido que o perigo estava perto. Pois essa é a maneira de a capivara defender-se: procurar a água. A capivara não é muito ágil em terra, mas nada muito bem. Por isso, a capivara nunca se afasta dos rios e lagos. É um animal tranqüilo que dá pouca importância aos companheiros. A capivara movimenta-se somente quando é necessário e usa sua habilidade de nadar apenas quando enfrenta um perigo real. Seu pior inimigo é a onça. Entretanto, a capivara pode defender-se valentemente, causando mesmo sérios ferimentos em seu atacante.
A capivara é o maior dos roedores.
Seu nome é derivado da palavra tupi "Kapi wara". Sua gordura e sua pele macia tornam-na semelhante a um pequeno porco. A capivara possui dentes incisivos que chegam até os 8 cm.
Raramente a capivara é encontrada perto de povoações. Alimenta-se de plantas aquáticas e brotos de árvores. Quando a capivara se aproxima de fazendas, come também melancias, milho, arroz e cana-de-açúcar, que aprecia muito. A fêmea tem ninhadas de dois a oito filhotes.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Hydrochoeridae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 1.20 m
Altura: 60cm
Peso: até 100 kg
Período de gestação: 120 dias
Nenhum comentário: