Tradução (Translator)

domingo, 15 de maio de 2011

sobre zebras

O caçador, de tocaia, prepara-se para alvejar esta caça aparentemente fácil. Mas a zebra já pressentiu o perigo e dispara a galope. O que a salva não é só a velocidade, que às vezes atinge 60 quilômetros por hora, mas também as listras brancas e pretas que tornam difícil distinguir sua silhueta enquanto corre. À noite, sua pele listrada confunde-se com as sombras da vegetação, ajudando-a a escapar dos leões.

  A zebra é encontrada na África, do Saara à Rodésia. Pouco exigente em matéria de comida, ele se contenta com o capim ralo que cresce nessas regiões semi-áridas. Vive em grupos de até 20 membros, lado a lado com os gnus, búfalos e avestruzes. Todos esses animais convivem harmoniosamente.

  A fêmea dá à luz a um só potrinho, após um período de gestação de um ano aproximadamente. Se capturada cedo, a zebra é fácil de domesticar. Na Inglaterra foi feito acasalamento de zebra com cavalo. Os animais resultantes têm dupla vantagem da resistência ao frio e imunidade à doença do sono. Atualmente, restam três espécies de zebra: a zebra-de-grey, a zebra da montanha e a zebra-de-grant.



Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Perissodactyla

Família: Equidae

Características:
       

Comprimento: 2,4 m

Altura no quarto dianteiro: 1,5 m

Peso: 250 a 320 kg

Vida média: 25 a 30 anos

Sentidos apurados

Nenhum comentário: